Método de Ensino

O Colégio Première tem como método de ensino o Sistema J. Piaget - Sistema de Ensino, que envolve a participação do aluno na aprendizagem, levando-o a estabelecer relações entre o que já sabe e o que está aprendendo. Para atingir esse objetivo, alguns recursos norteiam nosso trabalho:

Interatividade

Diferente do método tradicional, em que o aluno recebe o conceito pronto e faz exercícios, em nosso Sistema, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, o educando interage o tempo todo com o seu próprio aprendizado. Ele é convidado a participar, trabalhando suas experiências, vivências e conhecimentos já adquiridos. Ele pensa, responde e, aos poucos, um “novo” conceito é adquirido.

Contextualização

A interatividade, nossa característica primordial, pressupõe toda a preocupação com o contexto, isto é, com a realidade em que vive o aluno. Ele só poderá interagir realmente se for abordado algo significativo e pertinente ao seu cotidiano. Hoje em dia, sabemos que todo aluno, sem nenhuma exceção, traz conhecimentos prévios e experiências variadas. O nosso material busca, em vista disso, relacionar os conceitos que precisam ser transmitidos à realidade concreta do aluno.

Interdisciplinaridade

O saber não é dissociado, fragmentado. Ele é abrangente a toda a realidade que nos cerca. Do mesmo modo, as disciplinas não são individualizadas. Elas se unem e se completam. Por isso, a nossa concepção de ensino privilegia a inter-relação dos conteúdos.

Transversalidade

Os temas transversais são abordados desde a Educação Infantil, visando estimular o autoconhecimento e o conhecimento do outro, para que floresça, em nossas crianças e jovens, o respeito às maneiras diferentes de ser e pensar e se consolide a convivência harmoniosa.

Competências e habilidades como objetivos de ensino

O material do J. Piaget foi elaborado com foco nas competências e habilidades. Visando facilitar o trabalho do professor, nosso material abre caminhos para o desenvolvimento das competências e habilidades para toda a vida. As disciplinas são utilizadas como meios para atingir esse objetivo.

Conteúdos alinhados como estratégia de ensino global

O material do J. Piaget, ao trabalhar com a interdisciplinaridade, organizou os conteúdos de modo a desenvolver, ao mesmo tempo, nas diversas disciplinas, as relações entre eles. Essa estratégia garante um aprendizado mais amplo e global, além de contribuir para uma maior autonomia e criticidade.

Tecnologia: um passo à frente na educação

São mais de 1.500 objetos educacionais digitais, totalmente integrados com o material impresso. As aulas eletrônicas favorecem a criação de situações facilitadoras de aprendizado, utilizando movimentos, sons, formas e cores, tornando, assim, os conteúdos mais significativos. Por isso, representam uma excelente ferramenta para ser utilizada em sala de aula, motivando o aluno e despertando seu prazer em aprender.

Ensino espiral crescente

Todo o material do J. Piaget foi concebido de modo a privilegiar o conhecimento prévio do aluno, ou seja, o que ele está aprendendo irá somar ao que já sabe. Os conteúdos, portanto, não se repetem, ampliam-se de modo a tornar o aprendizado mais significativo e prazeroso.

• Unidade I

• Rua Gen. Lecor, 747